Registe-se no nosso site e receba as últimas novidades!

O que é o Mindfulness?

 

Uma técnica milenar que assenta num profundo conhecimento sobre a Natureza Humana e que nos ajuda a olhar para a vida de uma forma mais consciente e saudável.

Muito há a dizer sobre esta ferramenta maravilhosa e muita informação está disponível em diversos sites, livros e redes sociais. Há quase 40 anos que Jonh Kabat-Zinn a trouxe para o Ocidente e desde então se têm desenvolvido inúmeros estudos sobre os seus benefícios com resultados comprovados.

Aqui partilho alguns dos benefícios da minha prática diária, porque o Mindfulness é uma experiência, algo que se sobrepõe às palavras, algo para sentir e vivenciar.

1) Antes de mais é uma ferramenta que me ajuda a cuidar de mim... e o quanto precisamos de cuidar de nós mesmos para recarregar  baterias e responder de uma forma mais positiva às inúmeras exigências do dia-a-dia.

2) Conquistei um novo olhar sobre o que está a acontecer a cada momento, A habilidade de olhar para os contextos e para as pessoas sem os meus filtros habituais formatados pela minha experiência de vida e isso trouxe-me a caapacidade de ir para além dos rótulos e dos habituais julgamentos, conseguindo estar mais recetiva a novas perspetivas e a novas aprendizagens.

3) Maior capacidade de me auto-observar. Esta auto-observação que resulta numa maior conexão comigo mesma, com o que estou a sentir, a pensar, com as minhas necessidades, conquistando um dos nossos maiores privilégios que é a capacidade de escolher. O que escolho Ser neste contexto, o que escolho Ser neste relacionamento. O que escolho fazer quando algumas "vozes" internas estão em conflito. Escolho ou não seguir o que estou a sentir...

4) Ser capaz de incrementar uma das habilidades mais importantes nos relacionamentos que é a PRESENÇA. Quando estamos presentes, sem estar a pensar no passado ou com receio/ansiedade do futuro, estamos mais capazes de estabelecer melhores relações com os outros. Viver o Agora com esta PRESENÇA é permitir que o AMOR se faça sentir, emergindo assim um espaço para a COMPREENSÃO e ACEITAÇÂO (sendo que aceitar não é concordar).

5) Através desta prática consigo estar mais alinhada com quem Sou. Viver a minha espiritualidade através do meu corpo, do meu sentir e do meu coração.  Esta sintonia que me trouxe mais SERENIDADE perante os fortes desafios que vivi e os incontornáveis MISTÉRIOS da vida.

 

O Mindfulness tem como base os relacionamentos: o relacionamento com nós mesmos e o relacionamento com os outros.

Há uma ideia falsa que Mindfulness é estarmos zen o dia todo e já ouvi pessoas a dizer que não têm vida para estarem sempre Zen... pela minha experiência não é nada disso que se trata, mas sim estarmos mais conscientes deste mundo interno que nos habita, não reprimindo os nossos sentimentos ou pensamentos, e acolhendo tudo o que Somos. Obviamente que isso oferece-nos uma experiência mais frequente de um apaziguamento interior.

 

Sermos capazes de gerar respostas mais positivas e criativas não só através de uma melhor gestão das nossas emoções como também de uma perspectiva mais "desanuviada" sobre qualquer questão relacionada com o passado, presente ou futuro.

O Mindfulness ajuda-nos a confirmar e a reconhecer que Somos muito mais do que aquilo que pensamos que SOMOS.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now